quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sabinada - Trabalho de história - RESUMO.

Sabinada
Resumindo, a Sabinada foi uma revolta autonomista que ocorreu entre 6 de novembro de 1837 e 16 de março de 1838, na Província da Bahia, no Império do Brasil. Teve como líder Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira. Durante o Período regencial (1831-1840), o conflito se estabeleceu em torno da questão da centralização monárquica e do federalismo republicano, mobilizando principalmente setores das camadas médias urbanas - comerciantes, profissionais liberais e oficiais militares. Os ânimos na capital baiana se acirraram com a renúncia do Regente Diogo Antônio Feijó (1837) e o projeto da lei de interpretação do Ato Adicional, cuja discussão se arrastou de 1837 a 1840. O movimento aproveitou a reação popular contra o recrutamento militar imposto pelo Governo Imperial, liderado pelo médico e jornalista Francisco Sabino Vieira. Na madrugada de 6 para 7 de novembro de 1837, Sabino e os que o apoiavam proclamaram a "República Baiana".
O edifício da Câmara Municipal foi ocupada pelos revoltosos, tendo à frente Francisco Sabino Vieira, o político João Carneiro da Silva Regoe os militares José Duarte da Silva e Luiz Antônio Barbosa de Almeida. Na ocasião Francisco Sabino propôs que o nascente Estado republicano tivesse como presidente o advogado Inocêncio da Rocha Galvão, então exilado nos Estados Unidos da América, e como vice-presidente João Carneiro Rego. O próprio Sabino, como secretário de governo, ditou a primeira ata da recém-criada República Bahiana, que contou com cento e quatro assinaturas. Foram nomeados Ministro da Guerra Daniel Gomes de Freitas, da Marinha Manoel Pedro de Freitas Guimarães. Sem maior apoio popular, esse fato facilitou a repressão por parte do governo imperial, que cercou a capital em uma operação combinada terrestre e marítima (março de 1838). Cerca de mil pessoas compareceram nos combates.

10 comentários:

  1. muito bom estava precisando muito desse resumo para meu trabalho de história

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse resumo adorei! me ajudou muito

    ResponderExcluir
  3. ADOREI esta me ajudando muito ADORO esse site

    ResponderExcluir
  4. É muito bom esse site mais também vou acrecentar do site suapesuisa.com se quiserem entrar lá vou deixar o link abaixo http://www.suapesquisa.com/

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir